
O Acabamento é a cara do seu produto !
Onde adquirir conhecimento ?
Os processos de Tamboreamento e Vibro-Acabamentos surgiram da necessidade do homem alterar a qualidade e as características dos produtos que produzia.
Com o surgimento da revolução industrial, equipamentos e materiais específicos para esta finalidade começaram a serem criados e assim continuamos até os dias atuais. No entanto, cada industria acabou “customizando” uma solução para seus tipos de produtos e assim observamos claramente que cada ramo de atividade tem preferência um determinado processo, chips ou equipamento, pois “sempre deu certo assim” ou “me falaram que este é o melhor jeito de fazer”.
As faculdades e cursos técnicos abordam o assunto de forma superficial somente para os alunos saberem que existe, mas o conhecimento prático só acontece “colocando a mão na massa” ao se trabalhar com isso em alguma empresa.
Desta forma, para auxiliar nossos clientes e parceiros, compilamos as informações provenientes de anos de prática desenvolvendo processos, insumos e equipamentos para diversos clientes nas mais diversas indústrias, juntamente com bibliografia técnica imtada e criamos um manual que estamos colocando à disposição para compra. O custo é inferior a um livro técnico, ém se faz necessário a cobrança para que tenhamos a certeza de que quem a adquirir realmente está procurando um conhecimento diferenciado e nos incentivará e criar mais materiais deste tipo para ajudar nossa comunidade.
Esperamos que gostem !

Clique para conhecer nosso método.
Modelo Adesivo para Visualização da Amplitude da Vibração e Tabela para Cálculo da Aceleração G do tamboreador

Download Gratuito
O conhecimento da aceleração G provocada pela regulagem de vibração do equipamento é de extrema imtância para ajuste do processo.
Após identificada a amplitude de vibração do tamboreador, deve-se verificar nesta tabela qual a aceleração G do equipamento. Este valor de aceleração deve ser adequado para cada processo e particularidades de cada peça, no entanto, quanto maior o valor, mais eficiente o equipamento será quanto à fricção das mídias (Chips) contra as peças.
Porém deve-se tomar o cuidado de não atingir acelerações muito elevadas (acima de 8 G), pois pode causar desgaste prematuro nos componentes do equipamento e até danos estruturais com o tempo de uso.
Apostila Básica sobre Tamboreamento

Download Gratuito
Este material introdutório é ideal para quem deseja entender os fundamentos do tamboreamento – também conhecido como acabamento a granel. Você vai conhecer os principais tipos de equipamentos, produtos utilizados (como chips e compostos químicos), fatores de controle e exemplos práticos de aplicação. Uma leitura essencial para quem está começando e quer estruturar um processo eficiente, seguro e com qualidade.